
A Consultoria Técnica Ambiental é realizada com base nas informações históricas disponíveis e inspeção do local tendo como objetivo de identificar áreas potencialmente contaminadas. A execução da Consultoria Técnica Ambiental possibilita:
- Levantar informações sobre cada área de modo a subsidiar o desenvolvimento das próximas etapas;
- Documentar as existências de evidências ou fatos que levem a suspeitar ou confirmar a contaminação nas áreas em avaliações;
- Estabelecer o modelo conceitual inicial de cada área da consultoria ambiental;
- Verificar a necessidade de adoção de medidas emergencial nas áreas, ou não;
- Gerar relatório da Consultoria Técnica Ambiental apontando medidas a serem adotadas.

O Plano de Manejo é um instrumento de gestão e planejamento, através do qual se identificam as necessidades em diferentes momentos, estabelecem-se as prioridades para o futuro e organizam-se as ações de manejo das Unidades de Conservação. Independente à qual categoria pertence, todas as UCs devem dispor de seu Plano de Manejo, elaborado em até cinco anos após sua criação.
O maior desafio dos planos de manejo é a necessidade de um planejamento a médio prazo combinado com uma flexibilidade que permita a adaptação a circunstâncias que se modificam continuamente. Os planos refletem a maneira de pensar dos gestores das unidades de conservação: modelos de gestão excludentes ou inclusivos se traduzem nos documentos de planejamento. O modelo excludente trata do manejo da unidade sem a participação dos habitantes da região, enquanto no modelo inclusivo, os interesses e o bem-estar das sociedades locais são peças chaves na gestão da unidade. Os planos de manejos utilizam como instrumento de elaboração, o roteiro metodológico de cada estado.
Peça um orçamento!
O diagnóstico ambiental define-se como o conhecimento de todos os componentes ambientais de uma determinada área para caracterização da sua qualidade ambiental. Portanto, elaborar um diagnóstico ambiental é interpretar a situação ambiental problemática dessa área, a partir da interação e da dinâmica de seus componentes, quer relacionado aos elementos físicos e biológicos, quer aos fatores socioculturais. Dentro desse parâmetro a Fibracon executa diagnóstico ambiental para diversos objetivos:
- Base para o conhecimento e o exame da situação ambiental;
- Visa traçar linhas de ação ou tomar decisões para prevenir;
- Controlar e corrigir os problemas ambientais relacionados a, por exemplo, políticas socioambientais, programas de gestão ambiental;
- Identificação de passivos ambientais para futuras tomadas de decisão e assim por diante.

Há diversos tipos de estudos ambientais exigidos no licenciamento ambiental. A escolha depende de alguns fatores, como o tipo da atividade desenvolvida, o porte do empreendimento, a localização, dentre outros. A Fibracon é capacitada e conta com experiência na elaboração de diferentes estudos ambientais, sendo estes:
- Estudo de Impacto Ambiental - EIA
- Relatório de Impacto Ambiental - RIMA
- Relatório Ambiental Prévio - RAP
- Relatório Ambiental Simplificado - RAS
- Relatório de Controle Ambiental - RCA
- Plano Básico Ambiental - PBA
- Estudo Ambiental Simplificado - EAS
- Proposta Técnica Ambiental - PTA
- Estudo e resgate arqueológico

O inventário biológico da fauna ou levantamento da fauna tem a finalidade de caracterizar a fauna silvestre de uma determinada área. Ele é importante na medida em que exemplares da fauna e da flora reagem de forma positiva ou negativa, como resposta a alguma alteração ambiental, quer seja no meio biótico (aumento populacional, redução de indivíduos, morte ou a combinação de todos); ou ainda, podem reagir como resposta às alterações no meio físico (mudança na qualidade do ar, da água, na temperatura e etc.). Assim, esses elementos atuam como espécies indicadores das condições ambientais, ou indicadores de boas ou de más condições. O inventário biológico, também chamado de levantamento da fauna, inclui os grupos de vertebrados das aves (fauna ornitológica), mamíferos (mastofauna), peixes (ictiofauna), anfíbios e répteis (herpetofauna), mas outros grupos poderão ser incluídos caso haja interesse da parte contratante. Esses estudos incluem também o levantamento botânico, que identifica e caracteriza as espécies botânicas e florestais.
Peça um orçamento!
A Perícia Ambiental é um procedimento utilizado principalmente como um meio de prova e fornecimento de subsídios em processos judiciais. Em termos de procedimento processual, as perícias ambientais não diferem das perícias comuns, sendo as mesmas subordinadas aos procedimentos processuais para a execução de perícias judiciais dispostos no Código de Processo Civil e, em alguns casos, no Código de Processo Penal e em outras legislações.
Uma das perícias realizada é a Avaliação de Passivo Ambiental. Passivo Ambiental representa toda e qualquer obrigação de curto e longo prazo, dstinadas única e exclusivamente a promover investimentos em prol de ações relacionadas à extinção ou amenização dos danos causados ao meio ambiente, inclusive percentual do lucro do exercício, com destinação compulsória, direcionado a investimentos na área ambiental. Assim, a Fibracon, através do oferecimento de profissionais qualificados, está preparada para efetuar o levantamento dos seus passivos ambientais e escolher a melhor metodologia técnica para reduzir e eliminá-los visando a melhor relação custo/benefício e atendendo as Legislações Ambientais vigentes.
Peça um orçamento!
A Fibracon oferece total apoio para a efetivação de processos de licenciamento ambiental de acordo com a legislação ambiental vigente através de estudos e de toda a documentação necessária para tal.
Peça um orçamento!
O Monitoramento Ambiental é a melhor forma de avaliar e controlar o potencial de contaminação em seus em seus empreendimentos. A Fibracon com sua ampla experiência no mercado neste procedimento oferece alternativas para as escolhas de soluções melhor adaptadas a suas necessidades. Nossos especialistas experientes e laboratórios credenciados trabalham juntos para garantir o resultado conforme as exigências dos órgãos ambientais.
Com o sistema de monitoramento, é possível analisar o impacto social, econômico e ambiental também de atividades turísticas, além de avaliar como as alternativas de gestão e organização podem evitar que sejam superadas as capacidades dos lugares. Além de oferecer alternativas que melhor se adequa com cada realidade e medidas preventivas para melhor desenvolvimento das atividades turísticas garantindo a segurança dos turistas e a qualidade e preservação da natureza.
Peça um orçamento!
As Unidade de Conservação são criadas apenas por ato do Poder Público, seja no âmbito dos governos federal, estaduais ou municipais, podendo ser públicas ou privadas. O apoio para criação de Unidade de Conservação consiste nos itens elencados:
- Visita técnica para avaliar a área de criação da unidade de conservação;
- Estudos técnicos científicos para embasar a criação da UC;
- Assessoria nos procedimentos de criação da UC.

A Fibracon promove em diversas frentes a educação ambiental, ensinando sobre a legislação ambiental atual e temas ecológicos para conservação e restauração de áreas degradadas.
Peça um orçamento!
A Fibracon realiza diversos planos e programas ambientais voltados à preservação do meio ambiente e ao impacto sociocultural. Entre esses planos e programas destaca-se:
- Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Ambiental - PACUERA
O Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatório Artificial é abordado na Resolução do CONAMA 302/2002, que define o PACUERA como um conjunto de procedimentos e propostas que objetivam disciplinar a conservação, a recuperação, o uso e a ocupação do entorno do reservatório artificial.
- Plano de Compensação Ecológica - PCE
A Compensação Ambiental é um mecanismo financeiro de compensação pelos efeitos de impactos não mitigáveis ocorridos quando da implantação de empreendimentos, e identificados no processo de licenciamento ambiental.

Dentro do monitoramento e manejo de fauna inclui-se:
- Resgate de Fauna:
O resgate de fauna consiste em ações diretas voltadas à captura, coleta, transporte e destinação de animais que apresentam dificuldades naturais de locomoção ou estejam debilitados, provenientes direta ou indiretamente de uma área impactada para um ambiente de recuperação ou refúgio natural. Os programas de salvamento são realizados com o objetivo de minimizar os impactos dos empreendimentos sobre as comunidades biológicas locais, garantindo assim as interações ecológicas e o equilíbrio dos ecossistemas naturais, além de contribuir para a preservação do patrimônio genético das populações das espécies de interesse encontradas na área do empreendimento.
- Translocação de Fauna:
Translocações de Animais Silvestres Translocação é a movimentação de organismos vivos, pelo homem, de uma determinada área para outra, com soltura nesta última (UICN, 1987). Podemos distinguir três tipos de translocação, sendo introdução, reintrodução e revigoramento populacional. As translocações são poderosas ferramentas para o manejo de populações em ambientes naturais e em ambientes que sofreram a intervenção humana, e bem utilizadas podem trazer benefícios para os sistemas naturais e para o homem. Mas se utilizadas de maneira não técnica, as consequências são desastrosas, causando enormes danos ao meio ambiente (UICN, 1997).